Roraima cria mais de 70 vagas formais no setor turístico no primeiro semestre de 2019

Estudo divulgado pelo Fecomércio-RR, nesta quinta (15), também revela que estado teve 3º maior elevação na região Norte de empregos no setor.

15/08/2019 13h08  Atualizado há 5 horas


Setor movimenta a economia e é responsável pela geração de empregos — Foto: Divulgação/FecomércioSetor movimenta a economia e é responsável pela geração de empregos — Foto: Divulgação/Fecomércio

Setor movimenta a economia e é responsável pela geração de empregos — Foto: Divulgação/Fecomércio

Roraima criou 73 novos postos de trabalho com carteira assinada em atividades diretamente ligadas ao turismo no primeiro semestre de 2019. É o que aponta um estudo de empregabilidade no turismo, divulgado nesta quinta-feira (15) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-RR).

O levantamento, produzido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), também revelou que o número representa um crescimento de 1,73%, sendo a 3º maior elevação na Região Norte, perdendo apenas para o crescimento apresentado no Amazonas (2,34%) e no Tocantins (1,86%).

De acordo com o economista da Fecomércio, Fábio Martinez, o segmento de hospedagem e alimentação foi o principal responsável pelo ótimo desempenho neste ano.

"Outro ramo do turismo que também apresentou crescimento foi o de cultura e lazer, com a criação de 9 empregos formais”, disse.

O economista afirma ainda que o resultado apresentado no 1º semestre do ano comprova uma retomada de crescimento do setor turístico de Roraima, superando assim, a extinção de postos de trabalhos que foram apresentados nos primeiros semestres de 2017 e 2018.

Mesmo com resultados positivos, algumas atividades do turismo tiveram quedas no número de postos de trabalho, como foi o caso dos agentes de turismo, que perderam 8 vagas de emprego, e do transporte de passageiros, que extinguiu 31 postos de trabalho.


 

Comentários