Onze pistas de pouso clandestinas usadas por garimpeiros ilegais são destruídas na Terra Yanomami

  • 10/07/2024
(Foto: Reprodução)
Ação ocorreu entre os dias 3 e 7 de julho na região de Campos Novos, em Iracema. Opéração destrói pistas de pouso clandestinas na Terra Yanomami. Comando Militar da Amazônia/Divulgação Uma ação, coordenada pela Casa do Governo, destruiu onze pistas de pouso clandestinas usadas por garimpeiros ilegais para acessar a Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A informação foi divulgada nessa terça-feira (9). A ação faz parte da Operação Catrimani II e ocorreu entre os dias 3 e 7 de julho, na região de Campos Novos, em Iracema. Ela aconteceu em conjunto com as Forças Armadas, a Força Nacional e o Ibama. As pistas foram inutilizadas por meio de "cortes", valas profundas feita a cada 100 metros e com profundidades de até 2 metros, impedindo que qualquer aeronave realize pouso nos locais. Elas foram inutilizadas em ordem de prioridade, conforme planejamento conjunto com o Ibama. Pista de pouso clandestina destruída na Terra Indígena Yanomami. Comando Militar da Amazônia/Divulgação Para as ações, foram utilizadas quatro viaturas de grande porte e especializadas de Engenharia, como uma escavadeira que auxiliou na demolição das pistas. De acordo com as Forças, militares e agentes ainda enfrentaram contratempos logísticos para a realização das ações, como a dificuldade de acesso às localidades, alagamento de estrada e clima chuvoso. A Operação Catrimani II é uma iniciativa do Ministério da Defesa para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, a maior do Brasil. Ela ocorre de forma conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima. Ação de desintrusão ocorreu na região de Campos Novos, em Roraima. Comando Militar da Amazônia/Divulgação Terra Yanomami A Terra Yanomami está em emergência de saúde desde janeiro de 2023, quando o governo federal começou a criar ações para atender os indígenas, como o envio de profissionais de saúde e cestas básicas. Além de enviar forças de segurança a região para frear a atuação de garimpeiros. Mesmo com o enfrentamento, um ano após o governo decretar emergência, o garimpo ilegal e a crise humanitária permanecem na região. O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) estima que cerca de sete mil garimpeiros ilegais continuam em atividade no território. O número de invasores diminuiu 65% em um ano, se comparado ao início das operações do governo federal, quando havia 20 mil invasores no território. Leia outras notícias do estado no g1 Roraima. 📲 Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp.

FONTE: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2024/07/10/onze-pistas-de-pouso-clandestinas-usadas-por-garimpeiros-ilegais-sao-destruidas-na-terra-yanomami.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde ou aos domindo das 7:00 as 10:00 teremos participações ao vivo em audio e vídeo, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes